Camarão
Safra do camarão entra na reta final com bons resultados em Pelotas
Pescadores da Colônia Z-3 avaliam positivamente a temporada; pesca autorizada se encerra no dia 31 de maio
Foto: Carlos Queiroz - DP - Nas bancas os vendedores também avaliam essa como uma boa safra
Às vésperas de entrar no último mês da safra de camarão na Lagoa dos Patos, pescadores e comerciantes avaliam positivamente a temporada deste ano. Ainda não há levantamento numérico de quantos quilos foram capturados, mas já é possível afirmar que, na Colônia Z-3, em Pelotas, a pesca trouxe bons resultados. A captura do crustáceo se estende até o dia 31 de maio e, segundo os trabalhadores, o ritmo deve diminuir nesta reta final.
O pescador e presidente da Associação de Pescadores da Colônia Z-3, Nilmar Conceição, observa que os resultados foram melhorando com o tempo. "No início tinha uma certa deficiência, depois tiveram os dois meses melhores, em março e abril, e agora vai para o derradeiro mês de maio que, até o dia 15 mais ou menos, continua bom. Alguns pescadores já estão até parando, mas é normal", avalia.
Para Conceição, a qualidade do camarão foi muito boa, o tamanho também melhorou e, de forma geral, o resultado foi positivo. "Tivemos boas notícias. Não [foi tão bom] quanto esperavam todos, mas é assim, a natureza é muito delicada. Para alguns foi bom e para outros mais ou menos, mas a gente pode dizer que foi uma boa safra", finaliza. Quanto aos números, Conceição avalia que, mais próximo do fim do mês de maio, será possível levantar a quantidade pescada na safra de 2023.
A pescadora Márcia Pereira, da Colônia Z-3, conta que ainda está trabalhando o camarão na Lagoa dos Patos e confirma a boa safra até o momento. "Para mim teve menos camarão que no ano passado, mas foi bem boa. Deu para pagar as contas e sobrar um dinheirinho", celebra. Para as últimas semanas de pesca, a expectativa já é menor. "Não deve ter muito camarão não. Agora já está fraco, eu acho que a fase boa já passou", avalia.
O pescador Rafael Miranda, também da Z-3, confirma a diminuição do crustáceo nas últimas semanas de pesca. "Deu uma melhorada antes da Semana Santa e teve um camarão bom mas, agora, já começou a ficar ruim e está meio fraco", comenta. Para além do camarão, os pescadores destacam a pesca da tainha, que tem aparecido bastante na Lagoa e também tem sido boa fonte de renda.
Nas bancas
Com mais de 30 anos de experiência nas bancas do Mercado Público, o comerciante Adão Alves, 64, que também já foi pescador, vê de forma positiva a temporada de 2023 e avalia que o resultado foi melhor que o do ano passado. "A safra foi boa, a água salgou cedo e teve bastante camarão. Sai muito camarão aqui da Lagoa dos Patos para outros lugares, como Santa Catarina e, mesmo assim, não faltou para ninguém. Agora, conforme o tempo vai mudando e vai ficando mais frio, já vai diminuindo a quantidade", observa. Segundo Alves, o valor do crustáceo também agradou. Nas bancas do Mercado, o quilo do camarão graúdo e limpo está saindo por R$ 48. "Os preços foram bons durante a temporada. A Semana Santa, mesmo, rendeu bem e saiu muito camarão", destaca o comerciante.
Cenário na região
No informativo da Emater da última semana, enquanto São Lourenço do Sul aponta uma boa captura de camarão, a situação na Lagoa Mirim, nos municípios de Arroio Grande e Jaguarão, é de resultados abaixo do esperado. Já em Rio Grande, o vereador e presidente da Associação de Pescadores da Colônia Z-1, Nilton Machado (Republicanos), também avalia resultados abaixo das expectativas. "A safra foi abaixo do esperado, inclusive nos últimos anos tem sido assim. Temos uma série de fatores que estamos estudando [como possíveis causas], como a pesca antecipada e a falta de preservação", comenta. Para o último mês de pesca, Machado diz que é hora de aproveitar tudo que dá. "A expectativa é que os pescadores aproveitem tudo que podem, ainda mais agora que o preço agora deu uma melhorada", finaliza.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário